Multimeios e inclusão digital: produção audiovisual

Cultura é saúde

Ao atuar no âmbito da cultura e da comunicação, o projeto busca fortalecer a identidade, a língua e as narrativas tradicionais da comunidade indígena. Ao mesmo tempo que resgata as origens históricas, o projeto valoriza o olhar e o lugar de fala dos jovens da aldeia, incentivando-os a narrar sua vida e suas expectativas de futuro. Dessa forma, capacitar os jovens para criar conteúdos em audiovisual para a internet passa a ser muito importante. Tendo isso em vista, até o presente momento, o projeto ofereceu duas capacitações para jovens indígenas da Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka, no contra turno. A primeira formação foi realizada nos dias 2 e 3 de março e a segunda formação foi realizada nos dias 13 e 14 de abril.

Outra ação do eixo  é a organização do I FESTIVAL AUDIOVISUAL DAS CULTURAS INDÍGENAS DE DOURADOS (1º FACID), em parceria com a escola Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka. O evento será realizado no dia 26 de maio, na Escola Guateka, onde os estudantes da reserva vão assistir os vídeos inscritos na Mostra Competitiva e na Mostra Paralela. Para que o público em geral possa acompanhar o evento, os filmes do Festival estarão disponíveis no Youtube, entre os dias 24 e 26 de maio de 2023, no link https://www.youtube.com/@ProjetoCUIDAR-br2mf

O Eixo também contempla a divulgação do Projeto Cuidar e seus objetivos através do perfil de instagram @projetocuidar (https://www.instagram.com/projetocuidar.ufgd/), onde são compartilhados cards e vídeos sobre as ações realizadas pelo projeto. Eles são feitos pelos bolsistas do projeto, que utilizam ferramentas gratuitas e acessíveis de edição de imagem.